Eu digo NÃO!

Em defesa da língua portuguesa, o autor deste blogue não adopta o "acordo ortográfico" de 1990 por este ser inconsistente, incongruente e inconstitucional, para além de, comprovadamente, ser causa de crescente iliteracia em publicações oficiais e privadas, na imprensa e na população em geral.


03/04/2014

Vídeo de 1959

(Imagem retirada do vídeo)

Há uns dias atrás descobri um vídeo que a RTP Arquivo disponibilizou em formato de colecção, Descobrir Portugal, sobre Barcelos de 1959.
É um documentário sobre a cidade de Barcelos, destacando o seu património arquitectónico e a história, o artesanato e ainda o folclore da região minhota.
A partir do minuto 5, começa aquilo que verdadeiramente nos interessa, aparecem pessoas e referências de Galegos (Santa Maria), mostrando a arte de trabalhar o barro.
Assim, aparece a "avózinha" Luísa e o "avó" Manuel "coreixinhas", pais da Ana "baraça", ela a fazer assobios e ele a trabalhar na roda. Aparece também a Rosalina "baraça", a que está casada com o ex-polícia e mora junto da farmácia de Manhente, a fazer galos e ainda a Sameiro "roxo" e a Amélia "rominé" a pintar loiça nas escadas do adro da capela de Santo Amaro.
Para além destas, ainda aparecem mais algumas mulheres e uma criança não identificáveis, para além de uma visão geral da frente da capela de Santo Amaro e da célebre oliveira que estava no adro.
Mas o melhor é ver, basta clicar nesta ligação: RTP Arquivo.

Sem comentários: