Eu digo NÃO!

Em defesa da língua portuguesa, o autor deste blogue não adopta o "acordo ortográfico" de 1990 por este ser inconsistente, incongruente e inconstitucional, para além de, comprovadamente, ser causa de crescente iliteracia em publicações oficiais e privadas, na imprensa e na população em geral.


28/11/2013

Iluminação da igreja

Alguém se lembra, ainda, da última vez que a igreja paroquial foi iluminada por alturas de festas, ou até no Natal?
No seguimento das obras de restauro da igreja paroquial, concluídas em 2003, a Fabriqueira decidiu, a partir daí, acabar com a iluminação durante as festas e Natal porque poderiam causar infiltrações de água e outros danos estruturais, salvaguardando desse modo o enorme esforço da paróquia e dos benfeitores.
Embora essa proibição não seja de todo descabida, passados dez anos verificamos que afinal as obras de restauro e a ausência de iluminação não conseguiram evitar que seja necessário realizar novamente obras para acabar com infiltrações de água...
Por isso pergunto, não acham que as festas ficam demasiadamente monótonas e sem brilho sem a iluminação da igreja?
Acham que vale a pena continuar com esta proibição quando actualmente há novos materiais, tanto ao nível da iluminação, de fixação e de estruturas que permitem instalar a iluminação e reduzir ao mínimo os estragos e danos nas paredes, azulejos, telhado e pedra?
Penso que os responsáveis deveriam rever esta posição e dar oportunidade aos festeiros para abrilhantarem e  proporcionarem mais cor e alegria às noites frias da festa da padroeira e no Natal.
Que acham?

2 comentários:

Carla Ferreira disse...

O brilho as luzinhas, a música, são propicias nesta época natalícia, ajudam a "aquecer" os corações, uns tristes outros frios... De facto uma bela ideia, mas realmente cabe a quem de direito decidir! Eu concordo, aliás, concordo sempre com o bem comunitário!

Unknown disse...

caros amigos nao me levem a mal mas de facto ja estamos no seculo 21 e de deixarmos de guerinhas ja a materiais especificos para nao estragarem nada por favor deixem iluminar a nossa igreja assim o natal tem um gosto sepecial