Eu digo NÃO!

Em defesa da língua portuguesa, o autor deste blogue não adopta o "acordo ortográfico" de 1990 por este ser inconsistente, incongruente e inconstitucional, para além de, comprovadamente, ser causa de crescente iliteracia em publicações oficiais e privadas, na imprensa e na população em geral.


13/05/2011

Artesã Carolina Faria

Carolina Gonçalves Pereira Faria nasceu a 20/04/1945 em Galegos (Santa Maria), no Lugar de Valdomil.
Filha de gente que toda a vida trabalhou no barro, como nasceu no barro, cresceu a trabalha-lo e assim foi aprendendo a sua arte. Começou a trabalhar com 10 anos a fazer louça a dedo, chamado figurado (as peças pequenas dos presépios), depois foi trabalhar para uma fábrica aos 15 anos, onde era pintora manual.
Durante toda a sua vida trabalhou na área da cerâmica, como sua mãe que hoje com quase 100 anos ainda faz as "micas" dos presépios a dedo.
Dedicou-se ao artesanato após a morte do seu filho mais novo como forma de distracção e de maneira a ocupar o seu tempo.
As primeiras peças foram feitas para fazer parte da cascata de Santo António em Barcelos organizada pelo Grupo das Lavradeiras de Galegos (Santa Maria).
A brincar foi ganhando gosto, os comentários das pessoas sobre as suas peças eram bons, diziam que estavam bonitas, davam sugestões e acabaram por motivar a avançar com este projecto.
Hoje em dia gosta de moldar todo o tipo de peças que lhe peçam para executar, e não só as faz como também as decora, pinta, a seu gosto.
Carolina gosta muito do que faz e não anseia pela fama apesar de já ter exposto algumas peças suas, diz que faz artesanato por gosto, por brincadeira e para ocupar o seu tempo, não para ganhar dinheiro.

Sem comentários: