Eu digo NÃO!

Em defesa da língua portuguesa, o autor deste blogue não adopta o "acordo ortográfico" de 1990 por este ser inconsistente, incongruente e inconstitucional, para além de, comprovadamente, ser causa de crescente iliteracia em publicações oficiais e privadas, na imprensa e na população em geral.


23/10/2010

Casa de Portela

Casa situada no mesmo local que lhe dá o nome, Portela, é propriedade da filha do Sr. Vila Chã e do Dr. António Afonso, ex-autarca de Terras do Bouro.
Remodelada há poucos anos, é agora habitação permanente da família acima, depois de servir durante muitos anos somente como local de pernoita para os jornaleiros contratados para as vindimas.
De memória guardo os dois caseiros que conheci, os falecidos senhores Joaquim Salgueiro e António Sá, e as figuras, quase carnavalescas, dos homens que sulfatavam a vinha, vestidos com roupas cobertas pela cor da calda depois de seca e uma máscara feita, penso eu, de cartão, só com os buracos para os olhos. Para as crianças do Lugar, eu incluído, eram figuras fantasmagóricas das quais fugíamos com medo e nos escondíamos ao longe a observar, tal era o receio. Com o tempo, esse temor foi desaparecendo dando lugar a momentos de descontracção e alegria proporcionados pelos "desafios" lançados em forma de provocação e as consequentes tentativas, não sei se a sério ou então para participar na brincadeira, do homem da cana por forma a atingir-nos com a água da calda, bons velhos tempos...
Adenda - 25/10/2010:
Uma figura ilustre nascida nesta casa, a 15/12/1784, foi o Dr. Francisco Luís de Macedo, juíz em Alijó e Póvoa de Lanhoso.
Foi casado com Dª Antónia Lopes Vieira de Castro da freguesia de Passos (S. Vicente), Fafe, falecendo em Sande (S. Lourenço), Guimarães.

Sem comentários: