Eu digo NÃO!

Em defesa da língua portuguesa, o autor deste blogue não adopta o "acordo ortográfico" de 1990 por este ser inconsistente, incongruente e inconstitucional, para além de, comprovadamente, ser causa de crescente iliteracia em publicações oficiais e privadas, na imprensa e na população em geral.


07/09/2010

Toponímia

A Junta de Freguesia informa que o processo relativo à toponímia de Galegos (Santa Maria), isto é, dotar todos os caminhos e ruas de uma identificação e atribuição de número às casas existente nesses. está à disposição da população para apreciação de 1 a 15 de Setembro.
As sugestões ou propostas de alteração dos nomes das ruas só serão aceites quando devidamente justificadas por escrito, isto é o que diz o boletim informativo que a Junta disponibilizou, penso eu, como apenso do boletim paroquial da semana de 6 a 12 de Setembro.
Ora, sendo esta questão de uma importância enorme, está em causa a definição futura dos nomes das ruas, largos, praças, avenidas, pracetas e não sei que mais desta freguesia, não se compreende que as pessoas só possam consultar o processo nos dias em que a sede está aberta ao público, às terças e quintas-feiras!
A Junta tem um sítio na internet, http://www.galegossmaria.maisbarcelos.pt/, onde podia disponibilizar esta informação, seria o sítio ideal para consultar e analisar em profundidade esta questão, mas não, esta ferramenta está completamente abandonada, a página está tal e qual como quando foi criada, 2007 penso eu...
Como é possível, dentro do prazo pré-estabelecido (1 a 15 de Setembro) qualquer cidadão consultar em condições este processo complicado e nada fácil de entendimento para a maior parte da população, os quinze dias dados para examinar o processo resumem-se a 4 dias na prática, não é possível!
Entendo que deve existir um pouco mais de transparência para estes assuntos demasiadamente importantes para o futuro desta freguesia, é disso que se trata, até porque arranjar os nomes nem será muito difícil, o pior será a aceitação por parte dos moradores perante a escolha feita, pelo que um consenso alargado e negociado seria melhor do que a imposição pura e simples da designação das ruas.
Entretanto, todos aqueles que queiram e se importam com estas coisas, devem procurar apreciar e apresentar sugestões/alterações, mobilizando e incentivando o resto da população para esta forma democrática de participar no futuro de Galegos (Santa Maria) com a sua opinião, é dever cívico de qualquer cidadão participar na construção e desenvolvimento da sua terra, não o deixem de utilizar.
Adenda:
Já aqui referi a minha opinião sobre este assunto, para quem quiser saber...

1 comentário:

Anónimo disse...

http://www.aminharua.pt/