Eu digo NÃO!

Em defesa da língua portuguesa, o autor deste blogue não adopta o "acordo ortográfico" de 1990 por este ser inconsistente, incongruente e inconstitucional, para além de, comprovadamente, ser causa de crescente iliteracia em publicações oficiais e privadas, na imprensa e na população em geral.


28/07/2010

Canícula...

Parece que estamos no inferno...
Passamos por dias em que a canícula é tão grande que não dá vontade de fazer nada, mas, existe sempre um mas no meio disto tudo, a obrigação é quem manda, por isso temos de fazer das tripas coração e aguentar o calor que nos devora, amolece e esgota, esperando ansiosamente pela frescura da noite para recuperar forças e ânimo, porque amanhã volta tudo ao mesmo, calor, calor e mais calor.
Esperemos que o caos dos incêndios não chegue a Galegos (Santa Maria), às manchas florestais que ainda resistem, em particular ao monte do Facho, da serra de Oliveira, pois isso seria verdadeiramente catastrófico para o ambiente e para o nosso bem-estar. Ademais, hoje, em particular, o fumo que por aí anda espalhado não permite descortinar com clareza e visibilidade os arredores limítrofes da freguesia ou mesmo os pontos mais altos que nos rodeiam, mau sinal que a todos deveria preocupar e servir de lição para que acabassem de vez os incêndios em Portugal.
Quando é que os portugueses deixam de ver telenovelas e acabam com a iliteracia que facilita estas calamidades todos os anos?
Até quando vamos permitir esta desgraça?
Como se já não bastasse a canícula que nos castiga e massacra...
Adenda: 29/07/2010
Não sei, mas às vezes parece que temos pressentimentos!
Os bombeiros já tiveram, pelo menos duas vezes, que actuar no sopé do monte do Facho, na zona de entre Arrabalde e o estradão de Galegos (Santa Maria), naquela parte a meio da primeira subida, uma primeira vez lá por volta das 15:30 horas e no final da tarde, aí por volta das 19:00 horas...
Mas que raio se passará nas cabeças de pessoas que praticam estes actos?
Não basta já o calor que se faz sentir?

Sem comentários: