Eu digo NÃO!

Em defesa da língua portuguesa, o autor deste blogue não adopta o "acordo ortográfico" de 1990 por este ser inconsistente, incongruente e inconstitucional, para além de, comprovadamente, ser causa de crescente iliteracia em publicações oficiais e privadas, na imprensa e na população em geral.


03/03/2010

Limpar Galegos

Está programada para 20 de Março a acção "Limpar Portugal", como já aqui referi nesta altura, uma organização de um grupo de cidadãos decididos a limpar Portugal das muitas lixeiras espalhadas por aí, resultado de muita incúria e desleixo da população e de gente sem escrúpulos.
Ora, no seguimento desta operação, porque não lançar uma também para Limpar Galegos?...
Sei que é pouco visível a quem se desloca habitualmente de carro, até porque ou se conduz ou se vai a apreciar a paisagem, mas para quem anda a pé pelos caminhos desta freguesia o panorama é diferente e até causa certa impressão em determinadas áreas.
Assim, dado que a autarquia não tem capacidade para manter a freguesia limpa (?), porque não o fazemos nós, cidadãos conscientes e verdadeiramente empenhados, provando que afinal as gentes de Galegos (Santa Maria) são briosas e sabem manter as ruas e caminhos limpos?
Que dizem?
Vamos ou não avançar com a iniciativa?
Digam da vossa justiça...

18 comentários:

Anónimo disse...

Acho uma boa iniciativa, contudo não sei se os habitantes de Galegos Santa Maria iam aderir sem problemas.
Esperemos que adiram.
Vamos limpar Galegos!

Joaquim Gonçalves disse...

A Junta de freguesia, juntamente com alguns jovens cá de Galegos, já iniciou o projecto cá na freguesia e tem-se reunido periodicamente com o grupo de trabalho do concelho de Barcelos.

Neste momento está-se a tratar da referenciação dos focos de poluição e, para breve, irá-se começar a angariar mais voluntários.

Para já, o Grupo de Jovens de GSM e os Escuteiros aderiram ao projecto e irão no dia 20 ajudar a limpar Galegos! Os escuteiros, em princípio, terão em paralelo um projecto de reflorestação da zona ardida no passado verão no Monte do Facho. No dia 20, pela noite, será projectado no Salão Paroquial um filme de índole ambientalista. Se alguém tiver mais alguma sugestão para o projecto não hesite em dizer ;)

De momento, era muito importante que todos os interessados no projecto e demais visitantes do blogue ajudassem a referenciar lixeiras ou pequenos focos de poluição, podendo ser este blogue um espaço excelente para todos ficarmos a conhecer a dimensão deste problema e ajudar a Limpar Galegos!

Saudações!

Joaquim Gonçalves disse...

Todos os interessados em participar no projecto enviem-me um mail com o nome e número para que possam ser contactados posteriormente com informações detalhadas do projecto.

Mail de Contacto: joaquim.goncalves@live.com.pt

Anónimo disse...

Agora , em galegos em vez de ser a junta a ajudar a população, tem que ser a população a ajudar a junta?
Porque é que a junta ainda não resolveu, nem comentou, o caso da água que corre estrada abaixo, (mas há mais casos ) como de resto já foi referido neste blog..
Que os jovens, e não jovens, participem neste tipo “coisas”, até poderei concordar. O que é menos bom é que um certo tipo de pessoas e entidades se juntem nestas ocasiões para , sabe-se lá o quê?
Se cada um cumprisse com os seus deveres e obrigações, não haveria espaço para a hipocrisia.

o varredor x

Joaquim Gonçalves disse...

Sempre que aqui se refere uma actividade de voluntariado em que a Junta está envolvida falam logo em interesses e aproveitamento. Da forma que falam parece que quem faz esse voluntariado é estúpido ou ignorante. Que não queira ajudar nesta iniciativa tudo bem mas não rebaixe quem ajuda.

Esta é uma iniciativa de âmbito nacional e todas as Juntas foram contactadas pela câmara municipal para se associarem ao projecto, não foi nenhum "arranjinho" da Junta para por os "pategos" a trabalhar como dá a enteder.

António Faria disse...

Esclarecimento;
esta é uma iniciativa a nivél NACIONAL, e não a nivél LOCAL(como já foi referido anteriormente pelo joaquim gonçalves) só fará parte desta iniciativa quem quiser e as instituições que adrirem ao projecto por isso, este tipo de comentários como o "varredor" são desnecessários visto só participar neles quem quiser pois, ninguém é obrigado a fazêlo.
A Junta de Freguesia é uma instituição de todos, representa uma freguesia no seu pleno direito, foi eleita democraticamente para isso, por isso devemos nestas alturas dar as mãos porque, quem sai beneficiado com estas actividades é a população no geral e não os representes das instituições mas, mesmo que fosse iniciativa directa da Junta, deveriamos abraçar o projecto porque a junta representa um povo em que esse povo somos nós.
Parabéns pela adesão a esta iniciativa e se tiver oportunidade estarei a dar o meu pequeno contributo ajudando nesta iniciativa Nacional.
Não sei se já alguem falou mas, penso que seria muito interessante fazer a limpeza a toda a area envolvente ao bálneareo castrejo e até mesmo o próprio balneario.

faria disse...

"Balneário"

Anónimo disse...

Ao Faria queria lembrar que “querer é poder”.
Portanto não percebo porque diz “...se tiver oportunidade estarei a dar o meu pequeno contributo ...” conversas, leva-as o vento.
Quem quer mesmo, pode!

o Varredor

Faria disse...

SR Varredor, eu não disse que não estaria lá,disse que te tivesse oportunidade estaria a dar o meu pequeno contributo(não sei o dia de amanha quanto mais dia 20 de Março),e se formos muitos a dar-mos um pequeno contributo estaremos a fazer muito para ajudar na limpeza da Freguesia(LIMPAR PORTUGAL)por isso, desafio-o a fazer o mesmo, espero vê-lo por lá.
Abraço

Anónimo disse...

Porque haveria de lipar no dia 30? não sei o dia de amanhã
a não ser que seja para a fotografia, mas eu sou pouco "fotogénico"
limpo todos os dias.
o varredor

Anónimo disse...

O faria comenta tudo e todos, apoia todas as iniciativas.
Não, não comentou o problema “...água que sai da caixa de águas pluviais situada no cruzamento de Casa Nova, e que continuamente vai correndo pelo caminho abaixo até ser captada pelo bueiro situado junto da casa do Sr. João "lazeira"!...”.
Será que se sentiu directamente responsabilizado? ou será que não apoia esta pequeno reparação?
Mesmo que comente agora, já será demasiado tarde.

faria disse...

O Faria comenta simplesmente aquilo que acha que deve comentar e está no seu pleno direito de o fazer como o senhor o faz, e garanto-lhe que continuarei a fazê-lo em todas as iniciativas que achar serem de importancia nas várias vertentes para a nossa Freguesia.
Quanto a comentar o "PROBLEMA" quero-o informar que não tenho absolutamente nada a comentar este tipo de situações, pelos vistos, o Sr não deve saber mas já agora informo-o que não faço parte da Junta de Freguesia daí não me sentir nada responsabilizado por esta questão, e se de facto o incomoda, deve dirigir se á Junta de Freguesia(terças e quintas) e expor o "PROBLEMA" aqui mencionado, se apoio a reparação?Claro que sim, para melhorar e tudo que seja nesse sentido o meu apoio será sempre inequivoco.
Quanto ao varredor não merece resposta.
E já agora para sua informação o Faria, já á muito tempo que não comenta nada aqui no blog, por achar que existe muita falta de respeito pela opinião das pessoas, mas cada um faz aquilo e comenta aquilo que quer e como quer, por isso em nada me incomodar as observações aqui referidas.

Anónimo disse...

de facto o Faria não comenta.
e não comenta há já bastante tempo(Esclarecimento;
esta é uma iniciativa ..... em 5 de Mar de 2010 08:23:00)
de facto aquilo que o faria faz é "bajular" os "outros" e aquilo que fazem.

Anónimo disse...

Correm rumores que o Sr, António Faria e o Sr. António Macedo, estão na Lista do Joel Sà para a concelhia!!
Será verdade? porque será?

um socialista

Anónimo disse...

Se calhar querem ser vereadores.
Será? !!!!
Se calhar querem tirar o lugar do Vale
Será?!!!
Não sei !!!!

Anónimo disse...

Porque será ? Não sei… Mas tenho um comentário a fazer…
Acho que qualquer pessoa compreende o que se passou nas últimas eleições autárquicas. Devido à nova, hipócrita, lei das quotas (já explico porque acho hipócrita, não me batam já), a anterior “direcção” da junta de freguesia teria de ser mudada, visto que apresentava 3 homens nos 3 cargos mais elevados, ocupados nomeadamente por Jorge Ferreira, António Macedo e António Faria.
Com o objectivo de não dividir e agradar a “gregos e troianos”, António Faria e António Macedo foram afastados da lista do PSD à junta de freguesia.
No seu lugar foram colocados a Ângela e o Bruno Torres, activos e destacados membros dos movimentos e colectividades da nossa terra. Não estão de modo algum (e reitero esta ideia) em causa as qualidades de Ângela e Bruno, mas todos entendemos que Faria e Macedo seriam naturalmente os candidatos nos 2° e 3° lugares caso não existisse a dita lei.
Contudo, António Faria não se desligou da política e integrou a lista à assembleia municipal.
Mas retornemos ao que me fez comentar…
Após a convocação de eleições antecipadas por parte do nosso conterrâneo Félix Falcão para a concelhia do PSD, 3 candidaturas surgiram até ao momento:
- Uma liderada por Domingos Araújo, numa linha de continuidade com Fernando Reis;
- Outra liderada por Joel Sá na linha de apoio a Manuel Marinho (ex-vice-presidente da CMB)
- e por fim, o nosso conterrâneo António Vale com o apoio de Félix Falcão, vereados da CMB e actual presidente do partido.
Posto isto o mais natural seria que toda a “família” social-democrata de Galegos apoiasse António Vale e indirectamente Félix Falcão. Mas ao que parece, pelo que me diz isso não se verificou no caso de António Faria, espero que isso não seja verdade. Porque?
Não pelo simples facto de achar natural e lógico o apoio de Faria a Vale, quero dizer, não é pelo simples facto de achar que Faria deveria apoiar os seus conterrâneos tão-somente pelo facto de o serem que o criticaria. Fá-lo-ia porque vendo de fora (não fazendo parte do partido, logo não conhecendo talvez todos os pormenores) António Vale parece-me efectivamente o melhor candidato. Porque?
-porque apoiar Domingos Araújo é apoiar novamente Fernando Reis.
-porque apoiar Joel Sá é apoiar Manuel Marinho, alguém de fora do nosso concelho, que não vive cá e que não conhece as nossas gentes e terras e seus problemas.
-Apoiar António Vale parece-me ser apoiar a unidade do partido e, indirectamente Félix Falcão.
Já não pensando no facto de estes serem conterrâneos, terem sido colegas na junta nos últimos 8 anos e no facto de António Vale ter sido certamente um “professor” na vida politica de António Faria.
Não acredito que Faria seria capaz disso, e ficaria, se assim é, triste enquanto habitante de Galegos Santa Maria em não verificar o apoio mutuo de 2 pessoas que estimo e pelas quais nutro um enorme respeito.
Sublinho que espero que essa seja tão-somente uma boca foleira de anónimo e não seja verdade.

Ps: já me esquecia de explicar porque não acho correcta a lei das quotas.
Digo-o porque acho que isso desvaloriza as mulheres, porque dá a entender que elas só lá estão para fazer número. Todos nos dizemos, por exemplo, que a Ângela lá está porque era preciso uma mulher, pois eu acho que isso a desvaloriza, uma vez que acho que ela tem todas as qualidades para desempenhar o cargo sem que reste a ideia que está lá para fazer número, como dá a entender a lei.

De alguém que vota em pessoas e não em partidos...

Anónimo disse...

Mas a Ângela está lá mesmo a fazer número. Tens dúvidas?

Anónimo disse...

e então?... a Faria apareceu para as limpezas? trabalhou ? ou foi só para a fotografia?

o varredor