Eu digo NÃO!

Em defesa da língua portuguesa, o autor deste blogue não adopta o "acordo ortográfico" de 1990 por este ser inconsistente, incongruente e inconstitucional, para além de, comprovadamente, ser causa de crescente iliteracia em publicações oficiais e privadas, na imprensa e na população em geral.


14/03/2010

Fão 0-1 Santa Maria

Terminou hoje a primeira fase do campeonato nacional da III divisão, tendo o Santa Maria vencido o Fão por uma bola a zero, no terreno deste.
Desta forma, o Santa Maria garantiu o oitavo lugar com 27 pontos, o que não o livra de quer que lutar pela manutenção na segunda fase do campeonato, em que os últimos seis classificados disputam entre si a permanência ou a descida aos regionais.
Em princípio as equipas avançam para este campeonato a seis com metade dos pontos conquistados até ao final da primeira fase, no caso do Santa Maria serão 12 ou treze pontos.
Para a semana já se saberá mais sobre o assunto, o calendário e quantos descem.
Actualização: 18/03/2010
Análise do jogo retirada do "O novo fangueiro online":
CF FÃO 0-1 SANTA MARIA FC
Centro Desportivo do CF Fão, 14 Março 2010
Árbitro: Ricardo Vigário (AFPorto), auxiliares: José Cerdeiras/Vasco Sousa - Excelente trabalho
Amarelos: Mosca (54m), Celso (61m), Rúben (62m), Hilário (66m) e Ruça (74m)
CF FÃO: Pinho; Mosca (Ruça 58m), Rúben, Zito, Fial (Zé Avelino 73m), Jerónimo, Tiago, Bertolucci (Luís Pedro 35m), Gil, Hélder Silva, Chiquinho e Carioca. Suplentes: Vítor Oliveira e Nandinho.
Treinador: Jó Faria
SANTA MARIA FC: Pepe; Hilário, Fábio, Zé Pedro e Tico; Lamosa (Tiago Lopes 80m), Venu, Celso e Piloto (Edinha (86m); Cristophe e Bruno Silva (Maka 91m).Suplentes: Salgueiro, Ramiro, Jorge e Magalhães.
Treinador: João Salgueiro
Golo: Piloto (10m)
Poucos fangueiros nas bancadas para dar o apoio, numa altura em que a equipa mais precisa, com Ébongué também a assistir, aparentemente bem de saúde. A equipa fangueira mostrou alguma apatia, pouco ritmo e lenta nas decisões, excepções feitas ao avançado Chiquinho e ao defesa Rúben, claramente acima dos restantes, que no entanto, não deixaram de se empenharem e mesmo pouco que fizeram, não mereciam a derrota, pois o adversário não lhe foi superior. Mas 2 ou 3 situações clamorosas de golo perdidas, acabam por penalizar a turma de Jó Faria, que sofreu um golo muito esquisito, pese a boa arrancada de Tico, o melhor jogador em campo.Aos 10m, 0-1. Tico anda metros e mais metros pela faixa esquerda, sem que ninguém lhe faça frente, centra atrasado para Piloto, que falha a emenda, mas esse “espirro” terá traído Pinho e a bola acaba por entrar lentamente junto ao poste, para espanto geral e pouca capacidade de reacção do guardião fangueiro. Livre de Hélder Silva aos 18m, a bola vai em direcção de Carioca que entre Pepe e a baliza falha de cabeça a emenda. Remate de Hélder Silva à queima-roupa contra o braço de Fábio, na área, com os fangueiros a pedirem penalty, mas Ricardo Vigário para nós bem a mandar seguir. Novo livre de Hélder Silva aos 39m, com Zito a cabecear por cima da barra. Aos 44m, Chiquinho numa belo passe rasgado isola Carioca, que tenta passar por Pepe, mas este rouba-lhe a bola, numa perdida incrível. Aos 67m mais uma grande arrancada do melhor do Fão – Chiquinho, que é empurrado pelas costas por Fábio e o árbitro desta vez, bem, assinala a grande penalidade. Fial remata fraco e denunciado e perde-se a grande oportunidade de empatar a partida. Venu para lamosa aos 72m, com este a rematar por cima, quando estava livre de adversários. Mais um bom passe de Chiquinho para Carioca, que remata forte, mas ao lado. Mesmo a jogar com 4 homens na frente, face às entradas de Ruca e Luís Pedro o Fão criou poucos lances para alvejar a baliza e o último passe (excepções assinaladas), estiveram desastrados.
Os treinadores disseram:
João Salgueiro: ”A nossa equipa foi entrando paulatinamente neste campeonato, pois havia muita gente no plantel sem experiência nos nacionais, mas foi ganhando consolidação e maturidade, assimilando os processos de jogo e perceber o que era esta competição e acabamos esta face em clara ascensão, com uma boa vitória hoje neste difícil campo. Certo que com uma pontinha de sorte e é preciso sublinhar isso, mas penso que fomos sempre uma equipa mais segura que o Fão e tivemos alguns bons momentos do jogo. Penso que com este alicerçar de resultados nos vai permitir fazer uma 2º fase encarada com responsabilidade, mas excelente condições para atingir os nossos objectivos de manutenção. Agora, vamos ter cada jogo como autêntica final, talvez de menos beleza e mais pragmáticos.”
Jó Faria: ”A nossa equipa entrou algo adormecida no jogo e quando se apercebeu já estava a perder, num lance incompreensível e até inacreditável, pela forma como foi concluído. Este era um jogo para ganhar, pois o Santa Maria e como prevíamos não nos deu grande trabalho defensivo, mas a nossa força mental fraquejou e nem de penalty conseguimos marcar e houve jogadores que praticamente “atiraram a toalha ao chão” muito cedo. Mas nós assumimos esta responsabilidade e dignidade e mesmo com estas limitações e hoje apetecia-me fazer logo as 3 substituições, com outra mentalidade penso que vamos conseguir o nosso objectivo, já que hoje foi fraca de mais, isto sem desprezo pelo Santa Maria. Se tivermos atitude, acho que é possível conseguirmos a manutenção, pois acho que somos talvez a melhor equipa deste grupo de seis.”
As pontuações para a 2ª fase começam assim:
1. Montalegre, 15 pontos 2. Santa Maria, 14 pontos 3. CF Fão, 12 pontos 4. FC Amares, 12 pontos 5. FC Marinhas, 11 pontos 6. Morais, 10 pontos

6 comentários:

Anónimo disse...

Este campeonato é a maior palhaçada com este playof que se segue...se o campeonato fosse como sempre foi o Santa Maria hoje teria garantido a manutenção, mas os entendidos que não percebem nada do assunto lembraram-se deste ridiculo playof!
O Santa não teme ninguem, e hoje ficou provado o valor de TODOS os que fazem parte da equipa.
Força Santa nem duvido de que para o ano estamos na 3ª divisão novamente e assim calar o crítico que anda para aqui com dores de cotovelo!!

Anónimo disse...

o que é certo mesmo, é que se o campeonato fosse normal, o santa maria nao estava safo, essa é que é a verdade!

força Santa, vamos acabar em setimo lugar !!!

Anónimo disse...

LOOOL não estava safo?? vê-se mesmo que percebes de bola o cromo.
loool o santa maria num campeonato normal nunca descia...que descia era o amares o marinhas e o morais!!! informa-te melhor antes de dizeres o que não sabes!!!

Anónimo disse...

para mim o 1º anónimo é o burro do nosso treinador...não gosta de ouvir as verdades, o anão!!!!!

Anónimo disse...

peço desculpa por ter posto o nao, enganei me.
escusas de atacar logo meu irmao, nao vale a pena? nunca te enganas te? desculpa la!!!
força santa, força salgueiro!!!

Anónimo disse...

Eu já comentei a semana passada o blogue, comentário esse que foi álbum de críticas, mas vou desde mais dizer que não entro em praias que não são minha, e que me interpretaram mal, ou seja, eu dei como exemplo o nosso treinador a respeito de palavras que ele utiliza diversas vezes, ao qual eu disse que não achava bonito, é certo é que não acho, mas também disse que o nosso futebol PORTUGUÊS que é assim, o que quer dizer que não estive e desfazer ou mal dizer o nosso treinador simplesmente limitei-me a a dar o exemplo dele, e mais uma vez sublinho, eu não entro numa de mal dizer. dei os parabéns à equipa porque efectivamente estiveram bem, foi um bom jogo, ao qual vieram fazer um comentário que se a equipa ganha o treinador não fez nada ou algo parecido, quando se dá os parabéns como eu dei é de forma geral não vou dar os parabéns a cada uma como é óbvio senão não saia daqui...(Isto um aparte do que vi relativamente ao que disse na semana passada). Fui ver o jogo com o Fão, sorte ou não ganhamos é o importante e agora é pensar em ganhar, e não olhar ao que muitos escrevem aqui que só serve para desestabilizar o grupo, pois efectivamente a equipa é um grupo, têm de estar todos unidos, para atingirem os seus objectivos . . .

Um bem acha para todos aqueles que são verdadeiramente ganhando ou perdendo Santa Maria...

P@C