Eu digo NÃO!

Em defesa da língua portuguesa, o autor deste blogue não adopta o "acordo ortográfico" de 1990 por este ser inconsistente, incongruente e inconstitucional, para além de, comprovadamente, ser causa de crescente iliteracia em publicações oficiais e privadas, na imprensa e na população em geral.


09/02/2010

Todos pela ...

A propósito da situação em que a comunicação social se encontra em Portugal, na sequência das tentativas de amordaçar e calar vozes mais críticas do governos e de destacadas figuras políticas do PS, nomeadamente o seu líder máximo, foi lançada uma petição on-line para exigir o respeito pela liberdade e pluralidade de ideias nos jornais, rádios e televisões.
(imagem sacada daqui)
Todos pela liberdade - assine a petição aqui!

20 comentários:

Anónimo disse...

eu tb quero uma petição para que haja uma comissão de inquérito ao que Paulo POrtas fez com tds as fotocópias que retirou do ministério da defesa e que eram documentos confidenciais e tb quero uma petição que explique porque é que estamos tds a cortar nos salários mas o Alberto João tem direito a mais dinheiro para fazer o Carnaval e pagar a tda a família que tem a trabalhar para ele na ilha...
atenção, sou a favor de uma petição que peça esclarecimento,não de uma petição que já assumiu um culpado...

e desculpem-me a ignorância, o que é que este post tem a ver com Galegos???? quem anda amordaçado? ;)

Anónimo disse...

Vejo que esta petição está a incomodar muita gente... Não temos culpa que tenhas votado na besta do Sócrates! Ninguém tem culpa que sejas burro a esse ponto! Nos últimos 15 anos o PS governou 13, com guterres e sócrates o país foi-se afundando cada vez mais. Até chegar a este lamaçal! Falas do Alberto João Jardim, a lei proposta das finanças regionais diminui em 100 milhões a capacidade de endividamento da Madeira em relação ao ano anterior, atacam a Madeira sem saberem o que dizem... E se vamos falar em endividamento não defensas a besta do sócrates, esse calhau nos últimos 4 anos criou uma ideia de crescimento e riqueza em portugal à custa de empréstimos, a Manelinha bem avisou mas preferem seguir o paspalho... Agora estão todos aflitos! Cambada de bestas, se ao menos a burrice desse dinheiro, portugal era governado por milionários! Se isto tem haver com Galegos? Nós somos galegos de Portugal. não de Espenha! Sei que dói ouvir as verdades... Parabéns Xico pela divulgação da iniciativa!

Anónimo disse...

engraçado,.. não me lembro de ter insultado ninguém e curiosamente não sabia que ter uma opinião diferente podia ser diagnosticado como ser "besta". talvez seja melhor procurar o significado no dicionário.

talvez o senhor não se lembre do 25 de abril... aí sim, não havia liberdade de expressão.

e a pessoa em quem votei nada tem a ver com este assunto. mas isto por aqui, é o do costume.
senhor xico...

Anónimo disse...

Pois, por me lembrar do 25 de Abril é que esta petição é bem feita!!!!
querem calar a comunicação social para depois calarem o zé povinho, quem faz comentarios como o 1º não tem noção da realidade do nosso triste País, caminha a passos largos (com os politicos de Mer... que nos governam) para a banca rota, e começam por querer calar aqueles que ainda nos vão alertando para algo que estes corruptos estão a levarnos.
parabéns xico, por mais esta iniciativa, e claro que está Galegos de Portugal, certo?!!

Joaquim Gonçalves disse...

Não voltemos aos insultos novamente, ataquemos ideias e não as pessoas que as defendem.

Ambos os anónimos têm razão nos pormenores que referem. Vejamos, em Portugal sempre que se move um processo de suposta "limpeza" este tem sempre como alvo uma pessoa e não todo o sistema relacionado, foi assim no caso apito dourado e está a ser assim com este caso das escutas e pressões sobre a imprensa. Desta forma, estes processos não passam de meras fantochadas em que os alvos saem como damas ofendidas.

Não vamos polarizar esta discussão pondo o PS de um lado e o PSD do outro, sabemos que em toda a classe política, desde a esquerda à direita, existem maus políticos e bons políticos, infelizmente somos comandados por grupos maçónicos que entre si alternam o poder: saltam de governos para chefias de bancos, chefias de empresas públicas e vice-versa. Podemos chamar a isto o velho “sistema”.

A pequena luz que ainda nos salva é a afamada liberdade de imprensa e os que dela fazem bandeira de luta, só ela nos poderá elucidar sobre o real estado do país. Mas mesmo esta está muitas vezes controlada nas suas linhas editoriais, levando indirectamente os jornalistas a ceder a pressões do patrão, os jornalistas têm famílias e como o velho ditado diz: mais vale um cobarde vivo do que um herói morto, de que serve a um jornalista lutar contra o sistema se depois esse mesmo sistema o impede de progredir na carreira? O impede de ter uma vida normal? Não ganha nada! Quer dizer, pode ganhar tudo como pode não ganhar nada. Pode se sentir honrado porque foi fiel aos seus princípios mas depois não tem dinheiro para os alimentar. Como profissionais deviam ser imunes a tais influências, mas ninguém no exercício da sua profissão o é… Mas não quero tornar isto um discurso de derrota! Isto pode mudar! O 25 de Abril ainda nos ferve nas veias e estes monos sociais terão um dia de prestar contas a todos nós. Esta petição é exemplo de que muitos não se querem calar, não querem aceitar esta anarquia, melhor, monarquia social: uns fazem o que querem e os outros comem mesmo que não queiram.

Vivemos 4 anos numa ditadura socretista, imposta pela maioria parlamentar do PS, usou e abusou do voto de confiança dos Portugueses, enterrando o País numa bolha que está prestes a rebentar. Baseando o crescimento do país em empréstimos, só podia dar em asneira. Mas agora, sem a arma cobarde da maioria parlamentar começamos a ver os podres, as vozes antes abafadas começam a ser ouvidas e o homem vacila, treme por todo lado com as suas políticas faraónicas e magalhónicas. Dou destaque à frase do 1º anónimo: “em 15 anos o PS governou 13”, isto diz muito para onde temos de mudar… Vem aí tempos difíceis, mas acredito que também tempos de mudança para melhor!

Parabéns Francisco pela divulgação desta petição! Já tinha assinado, dou-lhe o meu apoio nesta luta…

Anónimo disse...

Leiam esta notícia: http://www.ionline.pt/conteudo/46083-director-do-sol-a-cupula-da-justica-tentou-camuflar-escutas

Anónimo disse...

Mas então não são eles que defendas a nossa liberdade? dizem!Seria demasiado altruismo.
Porque não defendem a deles?.
Será que querem cobrar pelos serviços prestados?

Anónimo disse...

Leiam o jornal Sol de hoje. Este sócrates é mesmo um traste!

Anónimo disse...

Assinem petições.....!!!
Deêm-lhes legitimidade para que possam fazer justiça por mãos próprias.
Falam em falta de liberdade, mas escrevem e publicam tudo aquilo que lhes apetece.
Criticam o estado da justiça e de seguida desobedecem a ordens judiciais.
.....
O importante é “queimar”..... depois aparecem segundas edições, tiragem gigantescas etc. etc.

Jornalista Asfixiado

Anónimo disse...

Jornalista Asfixiado = JRS
Todos nós sabemos o quanto te custa suportar a VERDADE inconveniente do teu amado líder, José Socrates!!!!
Este ainda acaba com o PS, abram os olhos e livrem-se dele, é um conselho de amigo (de peniche)...
Normalmente quem anda por dentro dos partidos não vê, ou não quer ver, a realidade núa e crúa tal como ela se apresenta no dia-a-dia, o fanatismo é tanto que cega, por isso é que os xocialistas andam alheados da real situação da "liberdade" que nos querem impôr, e é muito simples, basta não falar ou falar pouco dos grandes temas, dos temas actuais, atira-los para as páginas finais ou escamotear o essêncial da notícia, é isso que está a acontecer em Portugal nos jornais, rádios e tv`s por força da pressão que os dirigentes máximos do PS exercem sobre esses grupos empresariais, directa ou indirectamente.
Tenho pena é dos "abrantes" xocialistas que se prestam a fazer também esse trabalho com comentários e elogios a denegrir aqueles que hoje lutam para que o lápis azul não teme outras formas em Portugal.
Continua com esse serviço, pode ser que sejas premiado e te nomeiem para um qualquer cargo autárquico ou até da administração central.
Todos pela Liberdade!

Anónimo disse...

Leiam o Sol... Como este país está podre meu deus! Este governo tem que sair já! A Manuela Ferreira Leite é que disse tudo certo durante a campanha, os portugueses só querem populismo. Sócrates fora! Como foram votar neste empecilho?

Anónimo disse...

Que ordens judiciais? Qual justiça? Se não é este jornal a divulgar este escândalo nunca se faria justiça! O pinto monteiro e o gajo do supremo já estavam a tentar encobrir tudo! já queriam destruir as escutas! parabéns aos jornalistas corajosos! ainda há quem nos defenda! Pode não se fazer justiça nos tribunais mas todos sabemos agora com que governo estamos a lidar...

Anónimo disse...

tanto medo que acabem com a liberdade???!!!
será por por causa desse medo que TODOS NÓS escrevemos "anónimos"?

Jornalista Asfixiado

Anónimo disse...

JRS és mesmo maricas!

Anónimo disse...

então acabaram-se os comentários?
já apareceram outros em cena, não é?

Anónimo disse...

Joaquim Gonçalves.
....."afamada liberdade de imprensa e os que dela fazem bandeira de luta, só ela nos poderá elucidar sobre o real estado do país. Mas mesmo esta está muitas vezes controlada nas suas linhas editoriais, levando indirectamente os jornalistas a ceder a pressões"...
Então como é? ...O G J do qual fazes parte não publica todas as mensagens recebidas. Tens lutado contra esta situação.Gostava de saber a tua opinião. As mensagens a que me refiro, não são insultuosas, mal educadas ou tão pouco atacam pessoas. Criticam ideias, como aliaz dizes defender.

Jacinto Rego

Anónimo disse...

Jacinto Rego!
Jacinto Rego Capelo Leite ou algum boy de um qualquer aparelho partidário, neste caso do xocialista...

Joaquim Gonçalves disse...

Boas Jacinto. Obrigado pelo reparo que fizeste. Mas como irás compreender não falo do grupo a que pertenço publicamente, atrás critiquei a atitude de muitos sócios do Santa que falam do clube aqui no blogue, não iria fazer o mesmo. Os moderadores do blogue terão certamente em atenção o que disseste.

Para mim qualquer tipo de crítica para ser validada dever ser identificada. Mas posso garantir que nunca um comentário identificado foi cortado no blogue do GJ. Sabemos receber críticas.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Para mim qualquer crítica é válida. Aparecem, aqui mesmo, muito bons comentários/criticas, anónimos. Concordarás comigo certamente.
Que importância tem para a humanidade, saber o nome, raça, sexo ou idade do criador, por exemplo, da vacina contra o ”Y” ou o “Z”? O nome do criador será mais importante do que a vacina?
Será mais importante a idade?
A menos que alguém queira agradecer particularmente/pessoalmente ao autor , ou então, que será o mais provável o interesse seria o de “rotular”as pessoas e as maltratar - Caso do JRS. Só porque não concordam com as suas ideias, já lhe chamam isto e aquilo....
Querias que te dissesse o meu nome? não! .Como a impressão digital, aqui, ainda não está disponível poderão sempre conferir o nome no final deste comentário.
Atenção!! não se trata de ignorar a identidade das pessoas. Mas há coisas que a mim não me interessam por ex. a tua ideologia partidária, o teu rol de amigos, a tua idade etc.. É o tipo de coisas que poderá interessar a um Sociólogo(a) ou Psicólogo(a)

Identificado Anónimo

Joaquim Gonçalves disse...

Sim. Compreendo o que diz. Mas críticas que ponham em causa o bom nome do grupo devem ser identificadas. Uma coisa é fazer um apontamento sobre algo ou até tecer um elogio, outra é questionar algo realmente importante ou lançar boatos que podem não ser verdadeiros. Por isso sou a favor de que se assine todos os comentários, embora respeite quem pense o contrário.

A mim interessa-me ideias, apoia-las ou ataca-las, independentemente de quem as faz. Não tenho vergonha da opinião que tenho por isso assino. Respeito que não queira assinar e em momento algum lhe pedi isso.

Saudações