Eu digo NÃO!

Em defesa da língua portuguesa, o autor deste blogue não adopta o "acordo ortográfico" de 1990 por este ser inconsistente, incongruente e inconstitucional, para além de, comprovadamente, ser causa de crescente iliteracia em publicações oficiais e privadas, na imprensa e na população em geral.


16/11/2009

"UMGGALO"

"UMGGALO" - Comissão Social Inter-Freguesias é uma iniciativa promovida pela Rede Social de Barcelos, sendo constituída pelas freguesias da Ucha, Manhente, Galegos (Santa Maria), Galegos (São Martinho), Areias, Lama e Oliveira.
A Rede Social de Barcelos, é uma plataforma de articulação dos diferentes parceiros públicos e privados que tem como finalidade principal combater a pobreza e exclusão social numa perspectiva de promoção do desenvolvimento social integrado. Objectivos estratégicos: - Desenvolver uma cultura de parceria efectiva e dinâmica; - Promover dinâmicas de planeamento estratégico; - Garantir uma maior eficácia do conjunto de respostas. Objectivos Específicos: - Induzir o diagnóstico e o planeamento participados; promover a coordenação das intervenções ao nível concelhia e de freguesias; - Procurar soluções para os problemas das famílias e pessoas em situação de pobreza e exclusão social; - Formar e qualificar agentes envolvidos nos processos de desenvolvimento local, no âmbito da Rede Social; - Promover uma cobertura adequada do concelho por serviços e equipamentos; - Potenciar e divulgar o conhecimento sobre as realidades do concelho".
Em Galegos (Santa Maria) os parceiros sociais são a Junta de Freguesia e a Associação Galo Novo.
Ora, para saber da realidade e situação concreta que se vive em Galegos (Santa Maria), estes parceiros levam a efeito um inquérito totalmente confidencial e anónimo na freguesia, contando para isso com a colaboração e préstimo de vários grupos de jovens, que porta-a-porta, vão reunindo as informações necessária para o estudo.
Sendo um inquérito importante e determinante para que os objectivos traçados pela Rede Social colham os seus frutos e promovam a igualdade e apoio aos mais necessitados, é importante que a população esteja disponível para acolher e responder, de boa fé e sinceramente, os inquiridores, até porque não há qualquer outra intenção por trás das perguntas que se fazem, tão somente conhecer e inventariar as necessidades sociais do concelho de Barcelos e, neste particular, de Galegos (Santa Maria).
É importante que a população de Galegos seja alertada para este facto e não tenha medo de responder, ninguém lhes vai exigir comprar alguma coisa, pagar por ter poço, fazer a ligação da água e saneamento, saber se a casa está licenciada ou não, ou outra qualquer coisa... e, mais a mais, ninguém lhes vai perguntar o nome, pelo que ninguém deve recusar ou intimidar aqueles que estão a fazer o trabalho de campo.
Do questionário fazem parte:
1. Composição do Agregado Familiar/Tipologia da Família/Equipamentos Sociais:
2. Situação de Saúde;
3. Situação Habitacional do Agregado Familiar;
4. Caracterização das Acessibilidades;
5. Quais os Apoios Que Mais Necessitam;
6. Áreas Problemáticas na Freguesia.

1 comentário:

Anónimo disse...

Boa tarde,

Alguém sabe informar se os resultados serão dados a conhecer ao público?

Obrigado!