Eu digo NÃO!

Em defesa da língua portuguesa, o autor deste blogue não adopta o "acordo ortográfico" de 1990 por este ser inconsistente, incongruente e inconstitucional, para além de, comprovadamente, ser causa de crescente iliteracia em publicações oficiais e privadas, na imprensa e na população em geral.


27/04/2009

Conhecem?

Alguém conhece este marcos no monte do Facho?
Não só estes porque existem mais espalhados pelo monte, alguns dos quais ainda não estão registados nem documentados, mas com um pouco de calma e paciência acho que os conseguirei encontrar.
Embora não tenha a certeza absoluta, penso que constituem as marcas indissociáveis da divisão entre Oliveira/Roriz e Roriz/Galegos Santa Maria, uma prova cabal e inequívoca de que Roriz não chega à capela do Facho como os rorizenses tanto apregoam e fazem questão de sublinhar.
Aliás, como está provado nas inquirições efectuadas após o terramoto de 1755, a que os parócos tiveram que responder por ordem de Sua Magestade D. José I, esta parte do monte que nós conhecemos por Monte do Facho, pertence à Serra de Oliveira, quem o afirma é o pároco de Santa Maria de Galegos, o de São Martinho de Galegos e até o de S. Miguel de Roriz.
Em 2008 o Padre Adílio Macedo, natural de Oliveira e pároco de Remelhe, editou um livro que fala deste e outros assuntos relacionados com "O Monte do Facho da Serra de Oliveira", onde podemos confirmar a verdadeira identidade deste monte que faz parte do quotidiano de Galegos Santa Maria.
Mas há mais, muitos mais marcos de que darei conta mais à frente...

1 comentário:

Blog do Santa Maria disse...

Boas...antes de mais queria dar-vos os parabéns pelo exelente blog.
Queria fazer-vos um pedido, como já p lancei no blog do Santa Maria...se no Domingo de tarde podiam organizar uma claque de apoio ao Santa Maria pois vai ter um jogo de extrema importância.
Vamos movimentar massas...falem com alguem ligado ao Clube por exemplo Bruno Torres.
O meu muito obrigado.