Eu digo NÃO!

Em defesa da língua portuguesa, o autor deste blogue não adopta o "acordo ortográfico" de 1990 por este ser inconsistente, incongruente e inconstitucional, para além de, comprovadamente, ser causa de crescente iliteracia em publicações oficiais e privadas, na imprensa e na população em geral.


18/03/2009

Lausperene

Tem início hoje, pelas 20:00 horas, o Lausperene paroquial.
Lausperene, do latim "louvor perene", é a designação dada na igreja católica à exposição continua da hóstia consagrada (Santíssimo Sacramento) à adoração dos fiéis.
O lausperene tem geralmente a duração de 40 horas, em memória do período que o corpo de Jesus passou no túmulo até à ressurreição, mas pode ocorrer por períodos mais, ou menos, longos.
Em Santa Maria de Galegos, o lausperene tem a duração de 24 horas, já que começa no dia 18, pelas 20:00 horas, encerrando no dia 19 também por volta das 20:00 horas.
A particularidade do lausperene em Galegos, é que se realiza a coincidir com o dia de S. José, 19 de Março, estando os fiéis com o mesmo nome encarregados de organizar e zelar pelo bom funcionamento deste acto religioso.
Abaixo, deixo o horário programado para os diversos Lugares e movimentos paroquiais:

Sem comentários: