Eu digo NÃO!

Em defesa da língua portuguesa, o autor deste blogue não adopta o "acordo ortográfico" de 1990 por este ser inconsistente, incongruente e inconstitucional, para além de, comprovadamente, ser causa de crescente iliteracia em publicações oficiais e privadas, na imprensa e na população em geral.


16/03/2009

Cruz de Pedra.

Penso que já toda a gente reparou na Cruz de Pedra que se encontra no cruzamento para a EB2,3 de Lijó, mesmo em frente à Texmin, contudo, nem toda a gente conhece a sua história, motivo e razão porque aí se encontra.
Segundo parece, esta cruz foi aí colocada em honra do Herói da Cruz de Pedra.
A história é simples e conta-se depressa:
Por altura das invasões napoleónicas, início do século XIX, as populações andavam aterrorizadas e fugiam a esconder-se da crueldade dos soldados franceses, mais importados em pilharem as riquezas do nosso país e do povo, do que propriamente defender a causa que os levou a invadir e espalhar a guerra por toda a Europa.
Para que as populações pudessem ter tempo de se esconder ou fugir, havia pessoas mais corajosas e aventureiras que vigiavam as movimentações dos soldados franceses, Sabino, um homem natural de Galegos Santa Maria, era um deles, vigiava para salvaguardar os interesses da população.
Só que foi descoberto e assassinado pelo soldados de general Junot no local onde viria a ser erguida este singelo monumento, a chamada Cruz de Pedra, em homenagem a este herói, pela sua coragem e altruísmo na altura de defender os seus concidadãos.
O herói era natural de Galegos Santa Maria!
Temos de saber mais deste Sabino, por exemplo, o nome de família. Haverá alguém por aí que tem acesso aos arquivos distritais, e tenha tempo para efectuar buscas nos livros de registos?

Sem comentários: