Eu digo NÃO!

Em defesa da língua portuguesa, o autor deste blogue não adopta o "acordo ortográfico" de 1990 por este ser inconsistente, incongruente e inconstitucional, para além de, comprovadamente, ser causa de crescente iliteracia em publicações oficiais e privadas, na imprensa e na população em geral.


02/01/2009

Nova descoberta.

Estou contente.
No passado dia 31/12/2008, encontrei mais esta marcação que por lá existem a assinalar e delimitar as fronteiras das freguesias.
Este marco, ou melhor dizendo, esta marcação foi-me indicada por uma pessoa que tem olhado para um marco em particular e os penedos que o circundam, de uma outra perspectiva e interesse, já que aí conseguiu encontrar o possível local de culto ao deus Sol e a forma de verificar os solstícios de verão e inverno, estou a falar do marco situado junto à confluência do estradão de S. Martinho com o de Galegos, acima da bouça de Chães ou Chãos.
Partindo deste marco e acompanhando o muro de pedra em direcção a poente, talvez uns 100 metros à frente, encontramos a marcação, uma cruz, num penedo do outro lado do muro, conforme podem verificar na foto abaixo.
Não está muito nítida, o tempo não tem ajudado muito, mas pelo menos podem comprovar a forma da marcação, sem dúvida a referenciar o limite entre duas freguesias, no meu modesto entender, Oliveira e Galegos Santa Maria, já que para sul fica o marco da bouça de Chães ou Chãos (Galegos S. Martinho) e para norte, bem para lá do novo estradão de Galegos Santa Maria, ficará Roriz.
Mas isto ainda não é a certeza, vou tentar averiguar melhor, para já fica a notícia...

Sem comentários: