Eu digo NÃO!

Em defesa da língua portuguesa, o autor deste blogue não adopta o "acordo ortográfico" de 1990 por este ser inconsistente, incongruente e inconstitucional, para além de, comprovadamente, ser causa de crescente iliteracia em publicações oficiais e privadas, na imprensa e na população em geral.


15/01/2009

É dia de Santo Amaro.

Comemora-se hoje o dia de Santo Amaro.
Como já referi em mensagem anterior, a devoção a Santo Amaro foi provavelmente introduzida pelo frades beneditinos do Convento de S. Martinho de Manhente, que, seguindo a tradição da Ordem Beneditina, onde se fundasse um mosteiro cujo patrono tinha de ser S. Bento, punha-se a uns 5 km capela de Santo Amaro para peregrinação.
O Dr. Francisco Almeida crê que a razão para esta tradição beneditina é baseada em razões afectivas que ligaram as duas personalidades santificadas, S. Bento, o mestre, e Santo Amaro, o predilecto do mestre. Para além disso, havia a necessidade de arrecadar fundos para as diversas despesas e custos a que os monges estavam sujeitos no trabalho de missão, para isso teriam de arranjar uma forma de receberem esmolas, a forma foi construir a capela, promover a devoção e esperar pelos devotos, com eles viriam as esmolas.
É pois nesta aliança bipartida que a fé e devoção a Santo Amaro nasce, cresce e se prolonga pelos séculos, fortalecida pelos muitos romeiros, que ano após ano, aqui vêem à procura da cura para os seus males.
A romaria decorre durante três domingos seguidos, começando já no próximo domingo, 18/01/2009, sendo o Santo visitado por inúmeros romeiros oriundos das freguesias vizinhas e da própria freguesia.

Sem comentários: