Eu digo NÃO!

Em defesa da língua portuguesa, o autor deste blogue não adopta o "acordo ortográfico" de 1990 por este ser inconsistente, incongruente e inconstitucional, para além de, comprovadamente, ser causa de crescente iliteracia em publicações oficiais e privadas, na imprensa e na população em geral.


18/12/2008

Toponímia.

Galegos Santa Maria ainda não tem toponímia aprovada, isto é, não deu nomes às ruas e números às portas para melhor identificação e localização dos habitantes e moradores da freguesia.
Temos assistido, lenta e progressivamente, ao espalhar desta novidade pelas freguesias vizinhas que, de uma forma mais ou menos elaborada, tem atirado essas freguesias para a vanguarda do progresso, em conformidade que a legislação aprovada entretanto.
Contudo, embora entenda que seja uma boa medida a nível legislativo, na prática parece-me irracional e irresponsável porque vai provocar o desaparecimento de muitos dos topónimos que hoje ainda são conhecidos pela maior parte das populações.
Sei que algumas ruas perpetuarão os nomes dos Lugares onde se encontram, mas será que alguém lembrará daqui a vinte, cinquenta anos quais os limites desses Lugares?
Entendo que o progresso é bom para todos, não podemos viver agarrados ao passado, só que, neste caso, é toda uma memória colectiva que está em jogo, que se diluirá nesta necessidade de cumprir a legislação, perdendo-se para sempre o passado histórico que os nossos antepassados preservaram e usaram ao longo de centenas de anos.
Para que tal não aconteça, avanço uma proposta, de entre muitas que possam existir noutras cabeças, talvez pouco consensual ou pouco abrangente, mas que passaria por preservar os nomes do Lugares, dando-lhes de seguida nomes à ruas, por ordem numérica e por extenso, nomes de personalidades ou acontecimentos, finalizando com o número da porta.
Por exemplo:
Lugar de Portela, Rua Cinco, nº 126
Lugar de Vessadas, Travessa 10 de Junho, nº 85
Lugar de Aldeia, Rua 1º de Dezembro, nº 23
Lugar do Eirôgo, Rua Oito, nº 1.
Creio que com esta regra, seria muito mais rápido, consensual e objectivo o trabalho que a Junta e a Assembleia de Freguesia terá que realizar a fim de também adaptarem Galegos Santa Maria aos novos critérios toponímicos, pelo que se a quiserem adoptar com certeza que será muito bem vista pela população e até pelas autoridades superiores que a terão de aprovar.
De qualquer maneira, desta forma ou outra, Galegos Santa Maria terá que adoptar rapidamente esta prerrogativa de identificação das ruas para que seja mais fácil procurar, encontrar ou localizar as moradas e as pessoas no emaranhado urbano da freguesia.

Sem comentários: