Eu digo NÃO!

Em defesa da língua portuguesa, o autor deste blogue não adopta o "acordo ortográfico" de 1990 por este ser inconsistente, incongruente e inconstitucional, para além de, comprovadamente, ser causa de crescente iliteracia em publicações oficiais e privadas, na imprensa e na população em geral.


04/12/2008

Descubra as diferenças!

Marco de Penelas
Marco da Agra de Galegos Marco do Monte dos Bois
Descubra as diferenças entre estes três marcos!
Não encontrou nada de diferente? Pois não, todos contém a inscrição "MIDE / Vilar / 1615" que assinalam e demarcam o território do antigo couto do Convento de S. Martinho de Manhente, concedido em 1128 a Gomes Ramires por D. Afonso Henriques.
Como estes deveriam existir, pelo menos, mais três ou quatro. Um, no vale do Talho (Galegos S. Martinho), outro em casa do Joham de Trellafonte (Galegos Santa Maria) e mais dois, pelo menos, depois do situado na Agra de Galegos, já que os de S. Veríssimo fazem referência, na descrição dos seus limites com Galegos Santa Maria de 1752, a outros marcos -"e deste marco do Couto que está na Agra de Galegos vai correndo o limite para o poente até chegar ao rio do Poço Cavalar, pelos marcos do Couto de Manhente".
Como já disse noutro post, os de S. Veríssimo são os únicos a referirem-se explicitamente aos marcos do couto de Manhente como pontos de divisão entre as duas freguesias, pelo que estranho muito terem começado a utilizar o de Penelas, acima documentado, como referência!
Não tenho dúvidas nenhumas, embora não possua provas disso, que para perto da casa do "Armindo Alfaiate" ou do "Barqueiro" (casebre ao lado do Armindo) existiria um marco, esse sim, de divisão entre Manhente e Galegos Santa Maria, que alinharia direito ao limite norte da propriedade do Bogas e daí para casa da senhora Luísa Esteves.
Será que alguém sabe mais sobre este assunto?
Não haverá nenhuma prova escondida, estrategicamente?
Com que intenção ou finalidade foram estes marcos arrancados?
E o mais estranho é que até 1855, altura em que definitivamente terminou o concelho de Prado e passamos para a jurisdição de Barcelos, estes problemas não existiam, de certeza absoluta. Foi a partir daí que os problemas começaram, aliás, não só com os de Manhente, com os de S. Martinho também, mas isso será para o post seguinte...

Sem comentários: