Eu digo NÃO!

Em defesa da língua portuguesa, o autor deste blogue não adopta o "acordo ortográfico" de 1990 por este ser inconsistente, incongruente e inconstitucional, para além de, comprovadamente, ser causa de crescente iliteracia em publicações oficiais e privadas, na imprensa e na população em geral.


25/11/2008

Imagem histórica.

Imagem histórica para a paróquia de Santa Maria de Galegos.
Estamos em 1980, organiza-se o cortejo fúnebre do Padre Joaquim, que morreu vítima de atropelamento, com destino à sua terra natal, Touguinhó.
Tendo chegado à paróquia para substituir o padre Clementino, depressa ganhou o coração da população ao integrar-se no movimento de renovação da rede viária da freguesia, ajudando no transporte de materiais e terras com o seu tractor, envolvendo-se nos trabalhos agrícolas, em actividades recreativas e sociais e dando novo alento à vivência religiosa na paróquia.
Haverá muitos que não terão ficado com muitas boas razões para o recordar, porque, para o bem, o Padre Joaquim era uma pessoa compreensível, afável e de fácil trato, mas quando lhe chegava a "mostarda ao nariz", então estava o caldo entornado, não perdoava. Estalos e uns cortes de cabelo estarão com certeza na memória de alguns.
Já agora, recordar também uma figura incontornável na vida desta freguesia, que também desapareceu na década de oitenta, o "cromo" João Tolo!
Quem não se recorda dele? Ele também faz parte da foto acima!
Figura aterradora para muitas criancinhas, era, na verdade, uma pessoa meiga e inofensiva quando tratada como gente, que o era. Recordo as imensas vezes que frequentou a casa de meus Pais sem nunca ter causado grandes problemas, e digo grandes problemas porque com uns copitos já não respondia pelos seus actos.

Sem comentários: