Eu digo NÃO!

Em defesa da língua portuguesa, o autor deste blogue não adopta o "acordo ortográfico" de 1990 por este ser inconsistente, incongruente e inconstitucional, para além de, comprovadamente, ser causa de crescente iliteracia em publicações oficiais e privadas, na imprensa e na população em geral.


17/11/2008

Artistas!

Hoje tenho este postal para mostrar!
Postal na excepção da palavra, porque se trata efectivamente de um postal, talvez da época de sessenta do século passado, da colecção "Portugal Típico", número 373 (Lifer - Porto).
Apresenta cinco artistas pintando um enorme galo de Barcelos com mais de dois metros, seguramente, basta reparar na mulher que está em cima do banco, no terreno situado em frente da Cerâmica Magrou.
Uma verdadeira obra prima!
A unidade fabril, montada no mesmo lugar que lhe deu o nome, da freguesia de Manhente, foi fundada por dois irmãos naturais de Galegos Santa Maria, os Srs. Agostinho e Domingos "da Coelha". Aliás, muito do desenvolvimento de toda a zona entre a Pastelaria Moderna até à antiga Galante, deve-se às gentes de Galegos Santa Maria.
Fazendo um pouco de exercício mental, podemos verificar que a Cerâmica Decorativa de Louças de Barcelos, Cerâmica Bogas, Cerâmica Infante D. Henrique, Cerâmica Magrou, A Galante, A Tulipa e outras em nome individual têm a sua génese em Galegos Santa Maria que aproveitaram a estrada nacional para dar maior visibilidade e facilidade de escoamento aos produtos que fabricavam, abrindo, também, possibilidades para que os terrenos, até ali utilizados como fonte de fornecimento de mato e madeira, fosse aproveitado para edificar e construir habitações particulares.
Já agora, se alguém souber de fonte segura quem são as artistas aqui retratadas, não se acanhe, comente e informe.

Sem comentários: