Eu digo NÃO!

Em defesa da língua portuguesa, o autor deste blogue não adopta o "acordo ortográfico" de 1990 por este ser inconsistente, incongruente e inconstitucional, para além de, comprovadamente, ser causa de crescente iliteracia em publicações oficiais e privadas, na imprensa e na população em geral.


28/11/2008

Antes e Agora!

Mais uma foto "roubada" do arquivo dos meus Pais.
Regista, para a posteridade, o seu casamento, já lá vão 47 anos, e foi tirada no caminho da Gávea.
Para quem não sabe, a Gávea era o caminho que ligava Casa Nova a Souto de Oleiros, onde se encontra a Escola Primária e o Jardim Infantil, local bastante escuro, aliás não só ali como em todo o lado, ainda não havia iluminação pública nessa altura, afamado por aí aparecer o "diabo" e facilmente reconhecido pelo sobreiro tombado sobre o caminho (nota-se sobre o ombro esquerdo do meu Pai).
Por aí corria um rego de água pelo lado direito do caminho, desaguando numa poça no terreno do "Cesteiro". Tinha, e tem ainda, uma mina de água que servia o fontanário que existia junto à Igreja, a sacristia e o resto era para o passal, Neste momento, penso que a mina já não fornece água a ninguém, já que não corre água na porta de vigia perto dos Ermidas. Após a revolução nos alargamentos e aberturas de caminhos, pós 25 de Abril de 1974, o caminho ficou com outro aspecto, como retrata a imagem abaixo.
O progresso é necessário e importante, restam-nos as memórias...

Sem comentários: